domingo, 1 de junho de 2014

PROJETO DE LEI CRIADO POR PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO PDS BENEFICIA CONSELHEIROS TUTELARES DE DOM ELISEU



Foi publicado dia 29/05/14, no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Pará, a Lei “407/2014, de 30 de abril de 2014” que cria gratificação de 100% para os conselheiros municipais de Dom Eliseu. O projeto de lei mencionado foi elaborado pelo Sr. Alécio Carvalho, Presidente da Associação dos Moradores do Bairro PDS-AMBPDS, a pedido do Sr. José Maria Pereira presidente do Conselho Tutelar do Município.

De acordo com o Sr. Alécio Carvalho “a idéia surgiu em conversa informal com o Sr. José Maria que na ocasião disse que os conselheiros tutelares de Dom Eliseu recebiam R$: 774,00 reais brutos. E aí foi quando disse ao membro do Conselho que poderia elaborar um projeto de lei para criar uma gratificação para eles, só precisaria do regimento interno, para ter como referência a criação do projeto. Elaborei, e em poucos dias foi apresentado ao Prefeito Municipal que acatou a iniciativa e a encaminhou para a câmara de vereadores, onde aquela egrégia casa de leis votou por unanimidade o referido projeto, dando mais dignidade aos nobres Conselheiros Tutelares de Dom Eliseu”.

Alécio Carvalho enfatiza ainda que o referido projeto já foi solicitado por conselheiros de mais de 05 municípios dos estado do Pará, para tentar fazer com que os gestores dessas cidades acatem a idéia  de valorização desses agentes.

O município possui 05 (cinco) conselheiros tutelares outorgados por eleição direta que é realizada a cada 02 (dois) anos para atender uma população com mais de 50.000 habitantes. Já a partir de 2014, mandato de um conselheiro será de 04 (quatro) anos, haja vista ter sido criada uma lei federal que unifica as eleições para conselheiro em todo o Brasil.

A Lei entrou em vigor na data o dia 30 de abril do corrente ano, a previsão é que no mês de junho os conselheiros já receberão seus salários com o acrescimento.


 

domingo, 4 de maio de 2014

ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO PDS REALIZA A 2ª CORRIDA DO TRABALHADOR

Atletas aguardando a largada. (Foto: Alécio Carvalho)

Ruas da cidade sendo percorrida pelos corredores.
 (Foto: Alécio Carvalho)

Atletas locais. (Foto: Alécio Carvalho) 

Momento da chegada da campeã da prova na categoria 18 à 39 anos.
( Foto: Alécio Carvalho)

Momento da premiação. (Foto: Alécio Carvalho)


Atletas masculinos aguardando a largada. (Foto: Alécio Carvalho)


Primeiro colocado na categoria acima de 39 anos. (Foto: Alécio Carvalho)

Aline Pereira, atleta de Ulianópolis/PA.
Primeira colocada na categoria 18 à 39 anos feminina.
 (Foto: Alécio Carvalho)

Momento de largada dos atletas masculinos. (Foto: Alécio Carvalho)

Maria Dalvina, recebendo a premiação em sua faixa etária.
(Foto: Alécio Carvalho)

Os três primeiros colocados da prova. (Foto: Alécio Carvalho)

Wilhan, 1º colocado geral recebendo uma bicicleta, parte da premiação.
(Foto: Alécio Carvalho)

Idealizador da corrida Alécio Carvalho e o Sr. Antonio Gonzaga, um dos participantes.
(Foto: Evanildo Cantanhede)

Patrocinadores do maior evento de atletismo de Dom Eliseu.
(Foto: Alécio Carvalho)

Imprensa local fazendo a cobertura do evento. (Foto: Alécio Carvalho)

Ganhador da maior premiação da corrida do trabalhador. (Foto: Alécio Carvalho)

DOM ELISEU/PA
Por Alécio Carvalho

Na manhã de ontem (1), de maio, no qual foi comemorado o dia mundial do trabalhador, a AMBPDS - Associação dos Moradores  do Bairro PDS, em Dom Eliseu PA, realizou a “2ª Corrida do Trabalhador”, evento esportivo voltado para o público em geral da cidade e municípios vizinhos.  O evento contou com a participação de mais de 43 atletas, entre homens e mulheres divididos em quatro categorias, masculino e feminino.

Em depoimento ao Blog, de acordo com o presidente da AMBPDS Sr. Alécio Carvalho, a ideia da corrida surgiu depois que a diretoria da associação percebeu que a cidade de Dom Eliseu, não dispõe de locais que oferecem atividades culturais e desportivas voltadas para o atletismo. Disse, ainda que a corrida tem como objetivo: homenagear os trabalhadores, incentivar o hábito de atividade esportiva na comunidade, reduzir o alto nível de sedentarismo dos trabalhadores, melhorar a qualidade de vida na comunidade e incentivar a formação de atletas locais.

Ainda de acordo com a organização, o apoio e patrocínio dos estabelecimentos comerciais e pessoas que apoiaram esta ideia, foi de extrema importância para que o evento fosse realizado com sucesso, disse ainda que o próximo passo é tentar cadastrar o evento junto a Federação Paraense de Atletismo, para que no próximo ano possa receber apoio do governo do estado para haver uma premiação maior para os atletas e dividir e criar mais categorias por faixa etárias.

A corrida tinha um percurso total de 05 (cinco) KM, e foi percorrida as principais ruas da cidade. A premiação foi de mais de 2.000,00, além de medalhas para os campeões e participantes.

Classificação

Masculino

O pódio masculino na categoria 18 a 39 anos, foi formado da seguinte forma: 1º colocado; Wilhan dos Santos, com o tempo de 13min.44seg; 2º colocado; Lorismar Sousa, com o tempo de 15min. 24seg; 3º colocado; Ualas dos Santos, com o tempo de 15min. 16seg.

Na categoria acima de 39 anos, foi formado da seguinte forma: 1º colocado; Laércio, com o tempo de 16min. 20seg; 2º colocado; João Neto, com o tempo de 16min.30seg; 3º colocado; Gessivaldo Figueiredo, com o tempo de 18min.23seg.

Feminino

No feminino o pódio foi formado por: 1ª colocada; Aline Pereira, com o tempo de 16min. 08seg; 2ª colocada; Elza Cardoso, com o tempo de 17min.55seg; 3ª colocada; Marcileda Lima, com o tempo de 19min 56seg.

Na categoria acima de 39 anos feminino, só uma atleta conseguiu completar o percurso, foi a Sraª Maria Dalvina, 51 anos que completou a prova com e tempo de 23 min. 02 seg.

Logo após o término da corrida houve a entrega da premiação, na qual os atletas vencedores, aos aplausos da comunidade deixaram o local de realização da homenagem que a Associação dos Moradores do Bairro PDS realizou aos trabalhadores.

Direto da redação do Blog.


PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE MORADRES DO BAIRRO PDS DISTRIBUI DEZENAS DE OVOS DE PÁSCOA À CRIANÇAS CARENTES DA COMUNIDADE.







Na manhã de hoje, (26) de Abril, em uma ação realizada pelo Sr. Alécio Carvalho, presidente da Associação dos Moradores do Bairro PDS, fez a alegria de dezenas de crianças residentes nos bairros PDS, Vitória e Bom Jardim, os meninos e meninas carentes destas comunidades receberam ovos de páscoa doados por um empresário local.

Alguns pais levaram seus filhos para receberem o presente de páscoa. Para a Sra. Helena Soares Feitosa, “esses é ato que mostra que ainda tem pessoas que se preocupa com o próximo, principalmente com aqueles que nem sequer tem dinheiro para comprar um ovo de páscoa e dar de presente a seus filhos. A mãe ressaltou ainda que o Sr. Alécio Carvalho tem buscado fazer diversos eventos para os moradores do bairro.

De acordo com o presidente Alécio Carvalho “nós da diretoria da associação sempre buscamos proporcionar aos moradores momentos de cultura, lazer e diversão, além de benefícios diversos, pois vivemos em uma comunidade onde há muita carência”, finalizou.


A entidade já está se mobilizando para que no próximo ano, o evento venha a beneficiar mais crianças carentes da comunidade do PDS  bairros adjacentes.

domingo, 13 de abril de 2014

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO PDS PARTICIPA DA DOAÇÃO DE MOSQUITEIROS À COMUNIDADE DO BAIRRO CHINESA

Alécio Carvalho entregando mosquiteiros à moradores do bairro Chinesa.

Dezenas de pessoas recebendo as doações.

Moradores ouvindo palestra sobre Educação Educação Ambiental. 

Público atento às explicações do palestrante Alécio Carvalho.
Antonio Filho, Willian Souza e Alécio Carvalho
 no evento realizado no bairro Chinesa. 
Na tarde de ontem, (12) moradores de uma comunidade denominada bairro Chinesa, participaram de uma palestra com o tema “Economia verde e Educação ambiental”, ministrada pelo presidente da Associação dos Moradores do Bairro PDS - AMBPDS, Alécio Carvalho. A reunião contou com a presença de aproximadamente 60 pessoas, de todas as idades.
O evento foi realizado através de uma parceria entre o setor social da Cosampa, Associação dos Moradores do Bairro Chinesa, Associação dos Bombeiros Civis de Dom Eliseu e o Presidente da Associação do PDS Alécio Carvalho, que na ocasião explicou os objetivos de ensinar as pessoas a comportarem-se, diante das ações devastadoras que homem pratica em relação ao meio ambiente.
Na ocasião foram doados diversos mosquiteiros e fronhas aos moradores, material adquirido junto à defesa civil do município, através da pessoa do Sr William Souza, que vem prestando um bom serviço à frente da entidade que ele coordena.
Dezenas de pessoas ouviram o que foi falado aos moradores da comunidade e Para o Sr. Dorival Coelho Franco, 70 anos, residente há 10 anos no local que agradeceu a presença dos organizadores do evento e disse ainda “que a entrega dos mosquiteiros é de grande importância, devido a grande necessidade que o bairro tem, por estarmos vivendo em um período de chuvas e isso aumenta o número de mosquitos e também para estarmos ouvindo e aprendendo cada vez mais sobre o cuidado que devemos ter com o Meio Ambiente”, finalizou o ancião.
Os moradores solicitaram que organizadores voltassem mais vezes a localidade para estarem levando conhecimento e ajudarem a os moradores a conseguirem mais doações ás famílias carentes do bairro. 

sábado, 8 de março de 2014

Parabéns ao dia internacional da mulher


Mulher...

...De todas as raças, de todas as classes, de todas as cores, de todas as profissões.


A nossa homenagem vai para TODAS AS MULHERES que conduzem o seu conhecimento numa mistura de essências, de espírito, de entusiasmo, de química e de vida e continua sendo sempre a mesma. 


Apesar das diferenças, o que faz das mulheres serem sempre iguais é a incrível capacidade de transformarem: delicadeza em força, um olhar em palavras e uma vida em muitas outras.


Parabéns a todas as mulheres de de Dom Eliseu.

Homenagem: Alécio Carvalho

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

O PAC EM PARCERIA COM A ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO PDS CONCLUI CURSO DE RECICLAGEM DE TECIDOS







Na tarde desta sexta-feira (21), foi concluído o curso de reciclagem de tecidos realizado através de uma parceria entre o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e a Associação dos Moradores do Bairro PDS. 

Diversas mulheres estiveram presentes durante uma semana, na sede provisória da AMBPDS, onde aprenderam a confeccionar diversos objetos através da reutilização de tecidos. O curso teve duração de quatro horas diárias e um total de 20 horas. Após o termino, todas as participantes receberam certificados.

Para a senhora Antônia de Sousa "nós aprendemos fazer várias coisas com esse curso, como enfeitar vidros, fazer flores e fazer bordados em pano a mão. Quero participar de outros cursos oferecidos pelo PAC e pela Associação do PDS" finalizou a concluinte.

Segundo o Sr. Alécio presidente da Associação "é de suma importância para a comunidade local, a realização destas atividades, pois trará qualificação aos membros da comunidade que não podem pagar um curso, ainda que seja simples", Conclui.

A partir de março está previsto outras atividades para a AMBPDS e em breve será divulgado novos cursos.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

PAC EM PARCERIA COM A ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO PDS REALIZARÁ OFICINA DE "RECICLAGEM DE TECIDOS"



ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO PDS
Trabalhando para todos!



O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em parceria com a AMBPDS (Associação dos Moradores do Bairro PDS) com sede nesta cidade, situada à Rua Gonçalves Dias nº 1192, bairro, PDS, vem convidar através deste informativo os interessados em participar do curso de “Reciclagem de Tecidos” que será realizado entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2014, no período vespertino (tarde) das 14h00 às 18h00. Haverá um total de 25 vagas para os interessados em participar da oficina que terá carga horária de 20 horas. A associação informa ainda que as inscrições, material e curso serão gratuitos e ao termino do curso será entregue certificado de conclusão. As inscrições serão realizadas no dia 17/02/14 (segunda-feira) na sede da associação no período da tarde, no endereço acima citado.

Dom Eliseu, 08 de Fevereiro de 2014.


 

Para mais informações:
ambpds.blogspot.com