quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO PDS FAZ DOAÇÃO DE MOSQUITEIROS PARA A COMUNIDADE







Na noite de ontem, (28) a Associação dos Moradores do Bairro PDS -AMBPDS, reuniu dezenas de pessoas na sede provisória da entidade para participarem da discussão para melhorias na qualidade de vida dos moradores do município de Dom Eliseu, através do Plano Diretor Participativo, do Ministério das Cidades. Na ocasião os moradores presentes puderam expor as principais necessidades da comunidade. Esteve presente na reunião o Sr. Leônidas, representante da Plano Diretor, explicando aos moradores qual a finalidade do plano e ouvindo as reivindicações da população local.

A AMBPS através de seu representante Sr Alécio Carvalho, que está a frente da entidade há mais de um ano explicou aos moradores a importância de uma associação comunitária e a força que ela tem junto ao município.

Dezenas de mosquiteiros foram entregues para a população carente da comunidade, fruto de uma parceria entre a Associação do PDS e a Associação dos Bombeiros Civis de Dom Eliseu - AMBCDE, por meio de seu presidente Sr William, que fez a doação dos protetores.

Segundo o presidente da associação comunitária, "como estamos em um período muito chuvoso e que vai de janeiro a maio, o índice de foco do "Aedes aegypti" mais conhecido como mosquito da dengue é muito alto e  esses mosquiteiros irá ajudar as famílias a se proteger de picadas do inseto. Esse é só mais um benefício de muitos, que a comunidade adquiriu desde que assumi a direção da entidade, disse ainda que  está sempre em busca de parcerias para melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro PDS".

Para a moradora do bairro Vitória, Sra. Maria Aparecida Sousa Nunes, "fico muito agradecida ao Seu Alécio por ter me dado esse mosquiteiro, já que lá em casa são sete pessoas e nós só temos um ventilador," finalizou a beneficiada".

A reunião terminou após ter sido servido um lanche a toda as pessoas presentes, que saíram dali felizes, todas receberam o benefício.

Direto da redação do Blog.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Cheque Moradia: governo entrega mais de R$ 2 milhões no sudeste do Pará

Os moradores de Goianésia do Pará receberam pouco mais de R$ 629 mil
em recursos do Cheque Moradia

Em Novo Repartimento, muitas pessoas beneficiadas fizeram
questão de agradecer pessoalmente ao vice-governador
Mais de R$ 2 milhões em recursos do programa "Cheque Moradia", do Governo do Estado, beneficiaram 188 famílias neste final de semana nos municípios de Tucuruí, no sábado (11), e Goianésia do Pará e Novo Repartimento, na sexta-feira (10), todos no sudeste paraense. O vice-governador Helenilson Pontes fez a entrega de 39 Cheques Moradias no valor de R$ 54.300,00 em Novo Repartimento; 49 cheques no valor total de R$ 629.100,00 em Goianésia do Pará e em Tucuruí foram 100 famílias beneficiadas no valor de R$ 1.800.000,00.

A caravana do Cheque Moradia iniciou no ano passado, quando o programa completou 10 anos de criação. A equipe do programa entregou o benefício em mais de 17 municípios ao longo de 2013, em parceria com os gestores municipais, beneficiando cerca de 900 famílias. Em todo o Estado, o programa de transferência de renda gerenciado pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab) já beneficiou 5.112 famílias desde sua criação, liberando cerca de R$ 50 milhões em recursos.

O vice-governador Helenilson Pontes explicou que o Cheque Moradia é um programa que vem transformando a vida de pessoas simples, garantindo dignidade através da melhoria das condições de moradia destas pessoas, em municípios de todas as regiões do Estado. "O programa foi criado graças a sensibilidade e capacidade administrativa do governador Simão Jatene. Em 10 anos passou a beneficiar não só as famílias da Região Metropolitana e se expandiu para os mais distantes municípios", comentou.

Em Novo Repartimento, cerca de 90% da população vive no meio rural, em projetos criados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e estão ligados direta ou indiretamente à atividade agrícola. A pecuária tem pequena participação no contexto econômico, sendo praticada por médios e grandes produtores. As principais fontes econômicas são o funcionalismo público, comércio e pecuária. Sua população estimada em 2012 era de 65.106 habitantes e possui uma área de 15464,19 km².

Goianésia do Pará faz parte da fronteira agrícola amazônica, maior região produtora de commodities agrícolas desta porção do território nacional. O município produz principalmente carnes, leite, cereais e madeira beneficiada e semi-beneficiada. Sua população estimada em 2012 era de 35.299 habitantes.

Em Tucuruí, além da usina hidrelétrica, principal fonte econômica do município, a economia também desenvolve-se em outros setores. No setor primário predominam o extrativismo vegetal, a agricultura rudimentar, a pecuária extensiva e a pesca. No setor secundário, destaca-se a construção civil e a indústria de laticínios, que abastece a região com leites, iogurtes e queijos. O setor terciário, predominante no município, apresenta comércio diversificado e serviços como agências bancárias, casa lotérica e estabelecimentos de ensino e saúde. Em 2012 o município possuía 100.651 habitantes e 2.086 km² de área.

A dona de casa Deusdete Anorato Castelo Branco, 59 anos, moradora de Novo Repartimento, comentou que esperou a vida toda pela oportunidade de ter uma casa melhor para sua família. Depois de receber o cheque, comentou emocionada que não tem trabalho e não conseguia melhorar suas condições de moradia. "Agora minha casa vai ser melhor e mais confortável", explicou.

domingo, 12 de janeiro de 2014

Funai distribui 330 cestas básicas para índios tenharim


Humaitá (AM) - Índios da Reserva Tenharim Marmelos receberam neste sábado (11) 330 cestas básicas distribuídas por agentes da Fundação Nacional do Índio (Funai). Eles estão praticamente isolados nas aldeias desde o último dia 25, quando um grupo de pessoas ateou fogo à unidade da Funai localizada no município de Humaitá, a 590 quilômetros da capital, Manaus, revoltados com o desaparecimento de Luciano Freire, Aldeney Salvador e Stef Pinheiro.


Os três homens foram vistos pela última vez no dia 16 de dezembro, quando passavam de carro no km 85 da Rodovia Transamazônica, que corta a reserva indígena. Moradores da cidade acusam os índios de terem sequestrado os homens em represália à morte do cacique Ivan Tenharim.


A Polícia Federal (PF) está na região investigando o caso.
No dia 27 de dezembro, não índios queimaram casas de apoio e uma área de pedágio construídas pelos indígenas em uma aldeia. Desde então, além dos agentes da PF, homens da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Exército, da Força Nacional de Segurança Pública e da Polícia Militar reforçam a segurança no local.
Na última quinta-feira (9), uma delegacia móvel da Polícia Federal chegou a Humaitá, no sul do Amazonas, para ajudar nas investigações sobre o desaparecimento dos três homens. O veículo foi deslocado para a Reseva Tenharim.
Amanhã (12), representantes do governo do Amazonas, do Exército e das forças de segurança que estão atuando no local devem ir até a reserva para avaliar a situação dos índios e os desdobramentos das investigações sobre o desaparecimento dos três homens e a destruição do patrimônio público. (Agencia Brasil)