domingo, 1 de junho de 2014

PROJETO DE LEI CRIADO POR PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO PDS BENEFICIA CONSELHEIROS TUTELARES DE DOM ELISEU



Foi publicado dia 29/05/14, no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Pará, a Lei “407/2014, de 30 de abril de 2014” que cria gratificação de 100% para os conselheiros municipais de Dom Eliseu. O projeto de lei mencionado foi elaborado pelo Sr. Alécio Carvalho, Presidente da Associação dos Moradores do Bairro PDS-AMBPDS, a pedido do Sr. José Maria Pereira presidente do Conselho Tutelar do Município.

De acordo com o Sr. Alécio Carvalho “a idéia surgiu em conversa informal com o Sr. José Maria que na ocasião disse que os conselheiros tutelares de Dom Eliseu recebiam R$: 774,00 reais brutos. E aí foi quando disse ao membro do Conselho que poderia elaborar um projeto de lei para criar uma gratificação para eles, só precisaria do regimento interno, para ter como referência a criação do projeto. Elaborei, e em poucos dias foi apresentado ao Prefeito Municipal que acatou a iniciativa e a encaminhou para a câmara de vereadores, onde aquela egrégia casa de leis votou por unanimidade o referido projeto, dando mais dignidade aos nobres Conselheiros Tutelares de Dom Eliseu”.

Alécio Carvalho enfatiza ainda que o referido projeto já foi solicitado por conselheiros de mais de 05 municípios dos estado do Pará, para tentar fazer com que os gestores dessas cidades acatem a idéia  de valorização desses agentes.

O município possui 05 (cinco) conselheiros tutelares outorgados por eleição direta que é realizada a cada 02 (dois) anos para atender uma população com mais de 50.000 habitantes. Já a partir de 2014, mandato de um conselheiro será de 04 (quatro) anos, haja vista ter sido criada uma lei federal que unifica as eleições para conselheiro em todo o Brasil.

A Lei entrou em vigor na data o dia 30 de abril do corrente ano, a previsão é que no mês de junho os conselheiros já receberão seus salários com o acrescimento.